Seja Bem vindo - Teresina, 21 de Agosto de 2018
Teresina
+24...+34° C
SEMEC - LIVROS

Cmei conta com a família para incentivar a leitura dos alunos

A escola atende 208 crianças e desenvolve várias ações para estimular o gosto pela leitura

14/06/2018 - 11h11 Imprimir Envie por e-mail

Cmei conta com a família para incentivar a leitura dos alunos

Para incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura, o Centro Municipal de Educação Infantil Nova Teresina realizou ações do projeto de leitura "Conta, Reconta e Faz de Conta", desenvolvido na escola envolvendo os pais dos alunos, com o objetivo de conscientiza-los sobre a importância de estarem participando e incentivando os filhos a lerem.


Durante as atividades, a equipe escolar apresentou as ações do Projeto Alfabetiza Teresina, que é uma política pública da Secretaria Municipal de Educação (Semec) em colaboração com as escolas do município, onde o objetivo é alfabetizar 100% dos alunos matriculados nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O projeto apoia as escolas na formulação e implementação de ações voltadas para o aprendizado dos alunos no ciclo de alfabetização, que começa ainda na Educação Infantil.


E para auxiliar ainda mais no processo de incentivo a leitura, a escola trabalha com ações voltadas para o projeto “Almofada Viajante”. Dentro de um bolso em uma almofada personalizada, os alunos levam para casa um livro infantil escolhido por eles. A ideia é realizar a leitura com os pais em casa e retornar na semana seguinte com uma ficha respondida, destacando detalhes da história. A atividade também inclui reconto e socialização do novo aprendizado em sala de aula realizada pelos pais junto com os filhos.


“A leitura compartilhada entre alunos e pais possui um grande benéfico para o aprendizado dos estudantes, ajudando a favorecer a construção do hábito de leitura da criança, ampliando assim o vocabulário de cada uma. A participação ativa da família facilita no processo de aprendizagem", diz Girleide Carvalho Abreu e Silva, gestora do Cmei.


O Cmei Nova Teresina atende 208 crianças de 3 a 6 anos de idade, nos turnos manhã e tarde, do maternal II ao 2º período da educação infantil. A diretora do Cmei, a professora Girleide Carvalho conta que outro importante aliado no incentivo à leitura é o caderno de música utilizado com os estudantes do II período.


“Realizamos vários momentos como forma de incentivar as crianças a gostarem dos livros, colocamos uma caixa e um varal com livros no pátio da escola, além de um cantinho especifico para que as crianças escolham o livro para ler. Já o caderno de música para as crianças do 2º período é uma grande atração. Eles utilizam a letra de uma música infantil para trabalhar a leitura, produção, intepretação e ilustração do texto a partir de letras de músicas do repertório infantil. Podemos citar a letra da música atirei o pau no gato, eles podem optar em rescrever a letra não querendo atirar o pau no gato. Assim eles produzem um novo texto com uma nova interpretação”, finaliza a gestora.




Tags: livros, semec, kléber montezuma, cmei, nova teresina, alunos, leitura


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.