Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Dezembro de 2018
Teresina
+24...+34° C
  • Página Inicial /
  • Notícias /
  • Centro Dia Saber Cuidar fortalece cuidados a crianças com microcefalia e suas famílias
SEMCASPI - CUIDADO

Centro Dia Saber Cuidar fortalece cuidados a crianças com microcefalia e suas famílias

O espaço acompanha crianças de 0 a 6 anos de idade

11/10/2018 - 17h10 Imprimir Envie por e-mail

A infância é uma fase de descobertas e aprendizados e requer cuidados intensificados ao se conviver com uma deficiência. Nesta quinta-feira (11), celebra-se o Dia da Pessoa com Deficiência Física e, em Teresina, crianças com microcefalia e doenças associadas ao zika vírus e suas famílias encontram apoio e cuidados no Centro Dia ‘Saber Cuidar’.

 


O espaço acompanha crianças de 0 a 6 anos de idade. “O Centro Dia tem uma grande importância na minha vida e da minha filha. Encontrei pessoas acolhedoras, que se importam com o bem-estar e ajudam nossos filhos na inclusão com outras crianças, interação com outras pessoas. É um local muito acolhedor, com pessoas amorosas que cuidam muito bem de nós”, declara Ana Caroline Barroso, mãe assistida pelo serviço há quatro meses, com sua filha de dois anos.

 


Na instituição são promovidas atividades lúdicas e cuidados para o desenvolvimento infantil; apoio aos cuidadores familiares sobre a autonomia nos cuidados diários; apoio na administração de medicamentos; e a realização de ações preventivas de agravos da deficiência e/ou surgimento de doenças.

 


O espaço tem capacidade para atender, diariamente, 30 usuários. “A Casa é um suporte para a família, tanto de lazer, quanto de socialização com outras crianças. No fortalecimento de vínculo da família, vemos como um todo, não apenas o usuário atendido. A cada fragilidade percebida, tratamos o tema em nossos encontros, para ajudar e compreender a demanda no exato momento”, comenta Tâmara Narrara, coordenadora da instituição;


Dia das Crianças

 

Em alusão ao Dia das Crianças, foi realizada, na sede da instituição, uma manhã de atividades interativas. No espaço, foram realizadas pinturas de rosto, atividades de lazer com o grupo ‘Doe um Sorriso’, atividades musicais, entre outras. No momento, também foi realizada uma avaliação do serviço ofertado, através de um questionário respondido pelas mães.

 

 

“Todas as datas que envolvem nossas crianças são importantes de comemorar. O sorriso demonstra que, da forma delas, elas entendem o amor, o carinho, através de cada estímulo. É uma alegria não só para elas, mas para nós, mães, que participamos da comemoração, que não tem desrespeito, nem exclusão, mas somente amor, alegria, humildade e humanidade, que é o que completa o Saber Cuidar”, comenta a mamãe Ana Caroline.

 


A atividade contemplou cerca de 15 mães e 23 crianças. O Centro Dia Saber Cuidar é administrado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em parceira com a APAE.




Tags: semcaspi, microcefalia, atendimento, crianças, saber cuidar


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.