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Casos de urgncia clnica foram os mais atendidos pelo SAMU em 2017

O servio, administrado pela FMS, realizou 35.314 atendimentos ano passado

29/01/2018 - 14h32 Imprimir Envie por e-mail

Com 7.645 casos, Urgência Clínica Adulto foi a ocorrência mais atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em 2017. O serviço, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou 35.314 atendimentos no ano passado, entre chamadas com saídas de viatura e orientações por telefone.

 

A Urgência Clínica Adulto engloba diversos problemas de saúde de ordem não cirúrgica, com 7.292 atendimentos na zona urbana e 353 na zona rural. Em seguida, os casos mais atendidos foram os traumas de acidentes de trânsito, com 5.086 ocorrências,  que corresponderam a aproximadamente 15% dos casos. Outras ocorrências frequentes foram de urgência obstétrica (1.125 ocorrências), psiquiátrica (740), pediátrica (135), choques elétricos (23), queimaduras (17), envenenamento (15) e afogamentos (3).

 

Em 2017, foram registrados ainda 180 trotes, sendo 173 na zona urbana e sete na zona rural. Os trotes trazem muitos prejuízos ao trabalho de salvar vidas, pois uma ambulância é deslocada sem necessidade real e deixa de atender um caso de pessoas que efetivamente necessitam do serviço, como explica a diretora do SAMU Teresina, Francina Amorim. “Nós temos que nos deslocar até o local, o que requer gasto com combustível, além disso toda a equipe, que se prepara para o atendimento, é frustrada ao saber que aquele evento relatado não ocorreu”, relata a diretora.

 

Francina Amorim enumera as melhorias que o SAMU Teresina recebeu no ano passado, como a reforma dos pontos de apoio das ambulâncias e a renovação de parte de sua frota. “Nós já recebemos sete ambulâncias e com a previsão de receber mais três até o fim de janeiro, chegando assim a 100% da frota renovada”. Além disso, o serviço passou por uma melhoria, com a criação da Central de Regulação de Leitos, que retirou do SAMU a tarefa de fazer transferências inadequadas para o serviço. “Hoje, o SAMU faz o que realmente é da competência dele, que é a transferência de paciente grave e atendimento pré-hospitalar”, diz a diretora.

 

O SAMU presta um serviço de acesso gratuito pelo fone 192, disponível 24 horas por dia para toda a população. O processo de trabalho inicia ao receber uma ligação feita por qualquer pessoa comunicando uma emergência. É feita a triagem inicial pelo médico regulador, que avalia e define a gravidade da urgência. Ele então decide sobre a necessidade de enviar socorro, podendo ser de suporte básico, avançado ou com motolância.

 

A frota de ambulância é suficiente para o atendimento com o funcionamento de 10 ambulâncias e duas motolâncias.




Tags: atendimentos, samu, fms


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