Seja Bem vindo - Teresina, 25 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMCASPI - TERCEIRA IDADE

Casas de Acolhimento fortalecem o cuidado com idosos em Teresina

O Lar de Santana, a Casa Frederico Ozanam e o Abrigo So Jos acolhem, respectivamente, 20, 48 e 35 idosos

26/07/2018 - 12h02 Imprimir Envie por e-mail

Chegar à terceira idade é motivo de comemoração para muita gente, principalmente quando se espera que todo o cuidado ofertado durante a vida seja retribuído. Mas, ao contrário do esperado, o amparo com amor encontrado pelos idosos nem sempre está no seio familiar, e passa a ser o momento em que o abrigo de carinho e moradia é descoberto em Casas de Acolhimento.

 

Em Teresina, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) oferta o acolhimento através de três instituições. Sendo elas, o Lar de Sant’ana, a Casa Frederico Ozanam e o Abrigo São José, que acolhem, respectivamente, 20, 48 e 35 idosos, atualmente.

 

“Vale ressaltar que o acolhimento institucional é sempre a última alternativa. As equipes técnicas desenvolvem uma série de atividades, encaminhamentos e acompanhamento das famílias, objetivando o resgate de vínculo e a superação de algum tipo de violação de direito”, comenta Daguimar Barbosa, gerente de Proteção Social Especial (GPSE) da Semcaspi.

 

A importância das instituições também é reforçada nesta quinta-feira, 26 de julho, data celebrada nacionalmente como Dia dos Avós. Mesmo que a convivência com a família de origem não seja mais mantida, o acolhimento institucional favorece o carinho e amor aos avôs e avós nesta data especial.

 

“Essa data nos remete a homenagear e agradecer a consideração e carinho. Mas também fica a reflexão para que cada um pare um pouco e destine um tempinho aos idosos, que necessitam tanto do nosso cuidado e atenção. Sejamos hoje com os nossos avós o que futuramente pretendemos ter, como afeto, carinho, respeito. Sejam eles avós de sangue ou não, que possamos, sempre, amparar com amor”, destaca Daguimar.

 

Para ser realizado o Acolhimento Institucional, as equipes que realizam o acompanhamento do idoso, seja nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras); Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) ou outras instituições, como hospitais, encaminham relatórios às Casas de Acolhimento e, após avaliação pela equipe técnica da instituição, é decidido sobre o acolhimento.




Tags: idosos, casas de acolhimento, cuidado, Prefeitura, Teresina, Semcaspi


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.