Seja Bem vindo - Teresina, 22 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMCASPI - ASSISTNCIA SOCIAL

Casa do Caminho recebe profissionais do projeto Consultrio na Rua

Projeto oferece servios de sade s pessoas em situao de rua atendidas pelo espao

18/01/2019 - 10h48 Imprimir Envie por e-mail

A Casa do Caminho, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), recebeu mais uma visita da equipe do Consultório na Rua. O projeto, que é coordenado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), realiza trabalho itinerante, oferecendo serviços de saúde a pessoas em situação de rua.

 

A Casa do Caminho costuma receber ações do projeto todas as quartas-feiras, além de outras 2 visitas por semana. É realizado um acompanhamento que consiste em procedimentos de rotina, retornos sobre medicação e encaminhamentos de acordo com as demandas dos usuários. “Queremos dar a atenção que a pessoa em situação de rua precisa ter, no que diz respeito à saúde. Ele enfrenta diversas dificuldades na vida como todos, e nossa intenção é a inclusão social, garantir os direitos fundamentais à pessoa”, garante o coordenador da casa, Edson Araújo.

 

O Consultório de Rua consiste em uma equipe multiprofissional, composta por psicólogo, enfermeiro, assistente social e apoiadores sociais, que percorre a capital realizando atendimentos em locais de maior vulnerabilidade. As atividades são integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e às equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

 

Sobre o espaço

 

A Casa disponibiliza acolhida noturna, higienização, alimentação e articulação com a rede socioassistencial para garantir a proteção social às pessoas que estão em situação de rua. Os encaminhamentos para a Casa do Caminho, geralmente, são realizados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), pela Rodoviária de Teresina e pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

A Casa do Caminho não recebe somente moradores de ruas. As vagas são destinadas, também, àquelas pessoas que estão em trânsito por Teresina, entre uma viagem e outra; pessoas que se encontram em situação de infortúnios, como assaltos, perda de dinheiro; pessoas de outras cidades que vêm à capital em busca de tratamento médico e não possuem familiares em Teresina.

 




Tags: Casa do Caminho, Semcaspi, equipe, projeto, Consultrio na Rua, Teresina, Prefeitura


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.