Seja Bem vindo - Teresina, 17 de Agosto de 2017
Teresina
+24...+34° C
FMCMC - CASA DA CULTURA

Casa da Cultura completa 23 anos neste sábado (12)

Programação gratuita tem dança, teatro, exposição e música

11/08/2017 - 11h21 Imprimir Envie por e-mail

Casa da Cultura completa 23 anos neste sábado (12)

De residência a Centro Cultural, a Casa da Cultura de Teresina completa neste sábado, 12 de agosto, 23 anos de existência com uma programação especial, envolvendo dança, teatro, exposição e música. Em comemoração ao aniversário da Casa e de Teresina, toda a programação será gratuita.

 

Iniciando o calendário do dia, às 17h45, o público poderá conferir a performance “A Mulher de Branco”, com Robert Rodrigues e direção de Bete Batali, seguido de uma Mostra de Cinema e a apresentação do Balé da Cidade com o espetáculo “Só Não Falamos a Mesma Língua”, que leva para o palco as igualdades e diferenças entre o seres humanos, onde a diversidade não significa desigualdade e todos são iguais. A noite continua com a abertura da Mostra de Processo, de Hudson Melo, ilustrador e artista plástico teresinense.

 

O Grupo Harém de Teatro apresenta às 20h o espetáculo “Abrigo São Loucas”, um texto que conta a história de três Marias que revivem as memórias de tempos áureos, enquanto preparam o primeiro encontro de ex-primeiras damas. Encerrando a noite, a banda Brabos Cocais anima o público com muita música.

 

Casa da Cultura

 

Inaugurada em 12 de agosto de 1994, a Casa da Cultura ocupa uma edificação construída entre os anos de 1870 e 1880, por João do Rego Monteiro, o Barão de Gurgueia. De acordo com historiadores, além de residência, o local também serviu como quartel e enfermaria. Entre 1906 e 1911, o Monsenhor Joaquim D’Almeida instalou um Seminário no prédio. Em 1913, herdeiros do Barão venderam o prédio para a Diocese de Teresina, que deu continuidade ao Seminário. Depois de transformado em residência episcopal e ter sofrido alterações na fachada principal, em 1986 o prédio foi tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Piauí.

 

O prédio é um dos mais bonitos exemplares da arquitetura eclética piauiense da segunda metade do século XIX, com aplicação das tradicionais ogivas nas portas e janelas. Em 1993 um convênio firmado entre a Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado do Piauí deu início às obras de restauro do prédio e, em 1994, aconteceu a inauguração da casa pelo governador Guilherme Melo e prefeito Wall Ferraz.

 

A Casa da Cultura teve em sua primeira gestão Maria Amélia Araújo e ao seu lado a museóloga Margareth Vieira, foi quando nasceu o famoso Museu da Casa. Atualmente, o local tem como gestora a produtora cultural Josy Brito.

 

Além de duas bibliotecas, Jornalista Carlos Castello Branco com quase 5 mil livros e a Biblioteca de Artes Wall Ferraz com 1.500 livros, a Casa da Cultura também conta com a Mostra de Geologia, Paleontologia e Numismática, coleção fotográfica diversificada, coleção da arquidiocese, coleção do historiador Josias Clarence Carneiro da Silva com objetos sacros, oratórios, mobiliário, porcelanas e instrumentos musicais, memorial Professor Wall Ferraz, Galeria de Artes Lucílio Albuquerque, auditório, sala de artes plásticas e de vídeo, sala de artes cênicas e pátio cultural.

 




Tags: FMCMC, casa, cultura, aniversário, programação


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.