Seja Bem vindo - Teresina, 22 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
FMS - SADE MENTAL

Carnafolia incentiva a sade mental no CAPS II Sudeste

A festa aconteceu na manh desta quinta-feira (21) e teve a presena dos reis e das rainhas do carnaval de Teresina

21/02/2019 - 11h19 Imprimir Envie por e-mail

Carnafolia incentiva a sade mental no CAPS II Sudeste

Crditos: Ascom/FMS

As datas comemorativas são momentos ideais para promover saúde mental por meio da integração na sociedade. Em alusão às festas carnavalescas, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Sudeste promoveu o Carnafolia da Ria Sudeste, que reúne órgãos de saúde e assistência social do município.

 

Os usuários da saúde mental, tanto do CAPS como da residência terapêutica do bairro São João, se uniram aos usuários dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do território Sudeste em uma manhã de muita folia. A atividade contou com a animação da banda Trip e a presença dos reis e rainhas do carnaval de Teresina. O CAPS, que é gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), contou com o apoio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI).

 

A coordenadora do CAPS II Sudeste, Ana Coelho, destacou a importância de atividades como esta para a socialização de seus usuários. “Muitos usuários ficam isolados em casa sem participar de atividades culturais, sem acesso a lazer. Ao participar de atividades culturais alusivas a datas comemorativas, eles veem que é possível participar, e isso nos deixa muito satisfeitos porque este é nosso objetivo: integrar o usuário dentro da comunidade”, diz a coordenadora.

 

Entre danças e fantasias, os usuários interagem e ficam felizes. “Essa festa é muito boa para levantar nossa autoestima. Desde que eu comecei a vir pro CAPS eu me sinto muito melhor, às vezes a gente vem triste, mas quando chega aqui se anima com o apoio, com o abraço de todo mundo que trabalha aqui”, diz a usuária Domingas Maria da Conceição.

 

A RIA (Rede, Instituições e Articulação) é um projeto de articulação entre diversos órgãos municipais, que incluem a Rede de Saúde Mental Municipal, a Atenção Básica em Saúde, os Serviços de Assistência Social como CRAS, Centros de Convivência e Centros de Educação, dentre outros. O objetivo é usar esta integração para discutir casos que existem nos territórios para que sejam traçadas estratégias para cada caso, promovendo assim um acompanhamento mais próximo de acordo com as necessidades de cada usuário.




Tags: Carnaval, sade mental, CAPS, sudeste, FMS, Prefeitura, Teresina


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.