Seja Bem vindo - Teresina, 23 de Novembro de 2017
Teresina
+24...+34° C
SEMAM - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CMEI Vila Bandeirantes recebe ação de projetos de educação ambiental

Os projetos envolvem Prefeitura, Ibama, Ministério Público e Fundação Inês Carvalho

14/11/2017 - 14h56 Imprimir Envie por e-mail

CMEI Vila Bandeirantes recebe ação de projetos de educação ambiental

Créditos: Ascom/Semam

As temáticas associadas ao meio ambiente têm conquistado cada vez mais espaço na rotina escolar dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Bandeirantes, localizado na zona Leste de Teresina. Na manhã de hoje (14), o trabalho da unidade de ensino foi fortalecido com a culminância dos projetos Educação Ambiental em Defesa da Vida e Jandaia Sol, que, com apresentações lúdicas, através de músicas, vídeos, danças e uso de chapéus de EVA retratando animais, buscou sensibilizar os estudantes sobre a necessidade da preservação ambiental.

 

Uma das apresentações foi voltada para a importância do combate ao tráfico de animais silvestres e suas zoonoses, foco principal do projeto Jandaia Sol, ave símbolo de Teresina. O projeto foi idealizado pela Superintendência do Ibama no Piauí e vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino através de uma parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) e de Educação (SEMEC).

 

A sensibilização dos alunos para a mudança de comportamento em relação à preservação do meio ambiente ganha um reforço através do Projeto Educação Ambiental em Defesa da Vida, realizado pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), através do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), em parceria com Semam, Semec, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM) e Fundação Inês Carvalho.

 

A intenção de ambos os projetos é ampliar o pensamento de pequenos como Manoel, estudante da CMEI Vila Bandeirantes, que atende alunos do 1º ao 5º ano, na faixa etária dos 3 aos 6 anos. Durante as apresentações, ele se manteve  atento e chegou a interromper para dizer, em voz em alta, que “os animais precisam viver soltos”.

 

Para a diretora da CMEI, Willa Mara, as crianças aprendem com mais facilidade quando algo é repassado de forma lúdica. “Quando fomos convidados para participar do projeto aceitamos prontamente, porque são projetos que vieram para contribuir com temas que já trabalhamos. Achei maravilhosa a ação, já que as crianças aprendem brincando, se divertindo e interagindo com quem está ensinando, justamente como aconteceu hoje”, explica.

 

“São projetos de fundamental importância porque trabalham com as crianças, que são mais facilmente sensibilizadas, e acabam levando para casa e para outros ambientes o que aprendem na escola. Elas, nesse processo de educação, são a semente que vão se desenvolver e contribuir para a formação de uma sociedade com um olhar mais cuidadoso em relação à natureza”, pontua o secretário da Semam, Olavo Braz.

 

 

CMEI mostra resultado do trabalho realizado com os alunos

 

A equipe da CMEI Vila Bandeirantes, além de convidar os pais e responsáveis pelos alunos para participarem da ação interativa promovida pelos projetos, também compartilhou os resultados do trabalho realizado com os pequenos sobre a temática do meio ambiente.

 

Os alunos encenaram e dançaram para chamar atenção sobre os perigos do Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Além disso, recitaram poesias e também dançaram para falar sobre a importância da coleta seletiva de resíduos sólidos, do reaproveitamento e reciclagem de materiais.

 

Já as professoras expuseram uma diversidade de jogos educativos e outros itens produzidos com o reuso de materiais. “Os pais e crianças participaram ativamente de todo o processo de confecção dos itens usados nas apresentações. Muitos deles trouxeram também materiais para gente reaproveitar”, finaliza a diretora Willa Mara.

 




Tags: projeto, educação ambiental, jandaia sol, cmei vila bandeirante, semam


Imagens Relacionadas:

Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.