Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Fevereiro de 2019
Teresina
+24...+34° C
FMS - JANEIRO BRANCO

CAPS Norte realiza atividades em alusão ao Janeiro Branco

Programação segue até dia 31 e é aberta ao público

15/01/2019 - 14h41 Imprimir Envie por e-mail

Este mês é marcado pela campanha “Janeiro Branco”, que busca a conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e que visa estimular ações que garantem qualidade de vida. Em alusão ao movimento, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da zona Norte organizou uma programação especial e aberta ao público, que se estende até o dia 31. Entre as ações, serão realizadas palestras, distribuição de arranjos florais e construção de árvores das emoções.

 


Desde o dia 10 até sexta-feira (18), os profissionais do CAPS Norte estão realizando a distribuição de folder sobre cuidado mental nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde do território Centro-Norte. Já no dia 22, a partir das 9h, ocorrerá palestra e distribuição de folder na Defensoria Pública. No dia 23, a partir das 8h30, no CAPS da zona Norte, haverá “Encontro da RIA: Mais um janeiro para não passar em branco”.

 

 

Dando seguimento à programação, no dia 28, os usuários do CAPS Norte irão produzir Ikebanas (arranjos florais) para distribuir no dia 29, a partir das 9h, no Quiosque Inspirados, localizado no Shopping da Cidade. Já no dia 29, às 14h30, será construída a árvore das emoções, na Praça da Bandeira. Para finalizar, no dia 30, haverá reunião unificada no CAPS Norte acerca do tema e, no dia 31, às 10h, haverá a construção de mais uma árvore das emoções na FMS.

 

 

Érica Patrícia, coordenadora do CAPS Norte, as atividades contribuirão com a promoção da saúde mental: “Precisamos nos conscientizar que nossas emoções precisam do mesmo cuidado que o nosso corpo. A campanha instiga as mídias a produzirem matérias jornalísticas sobre os transtornos mentais e ajuda as pessoas a pensarem sobre suas vidas, sobre o sentido e a qualidade das mesmas. E cuidando de si, as pessoas também cuidam do outro”, afirma.

 


Conheça a rede de Atenção Psicossocial de Teresina

 

Luanna Bueno, gerente de saúde mental da FMS, explica sobre a rede de atenção psicossocial disponível em Teresina: “As pessoas podem se dirigir à uma das 90 Unidade Básica de Saúde para marcar consulta gratuita para psicólogo ou psiquiatra. Existem ainda 7 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que acolhem pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Há ainda o PROVIDA no  Lineu Araújo, para acompanhamento de pessoas que tentaram suicídio”.

 


“Em caso de urgência psiquiatra, como surto psicótico, as pessoas podem acionar o SAMU, por meio do número gratuito 192 ou irem por meios próprios para o Hospital Areolino de Abreu, que possui psiquiatras de plantão 24 horas e toda estrutura para atender estes casos, tendo inclusive alas para internação. Outra opção é a pessoa, se for cadastrada em algum CAPS, se dirigir ao seu Centro, dentro do horário de funcionamento (manhã e tarde)”, finaliza Luanna Bueno.




Tags: fms, janeiro branco, caps, atenção, psicossocial, zona norte, programação


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.