Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Outubro de 2018
Teresina
+24...+34° C
FMS - PALESTRA

CAPS II Norte promove palestra sobre valorização da vida na terceira idade

Evento será na quarta-feira (04), às 8h30

04/09/2018 - 14h26 Imprimir Envie por e-mail

A terceira idade é uma fase marcada por mudanças físicas e mentais, o que pode levar à depressão. Com foco neste problema, o Centro de Atenção psicossocial (CAPS) II Norte promove amanhã (04), a partir das 8h30, uma palestra sobre valorização da vida no Centro de Convivência Marly Sarney.

 

 

A atividade é feita em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte II, e a palestra será ministrada pela psicóloga Joviane Moura e a coordenadora do CAPS II Norte Érica Machado. A palestra vai focar na questão do comportamento suicida na terceira idade, época da vida marcada do ponto de vista existencial pela finitude da vida, que começa com o declínio das funções físicas, sexuais e cognitivas. “As situações de perda, doenças crônicas (muitas vezes dolorosas), tratamentos que não melhoram, terminam causando o isolamento do idoso e assim se instala a depressão”, explica Érica Machado.

 

 

Segundo dados do PROVIDA, o ambulatório municipal especializado em atender pessoas com ideação suicida, foram acompanhadas em 2017, 19 pessoas acima de 50 anos, o que dá 6% do total. “O suicídio nessa faixa etária não é por impulso como nos jovens, mas por decisão própria”, comenta Érica Machado. “É preciso ter atenção quando o idoso para de fazer planos, de falar do futuro ou quando começa a avaliar a distribuição dos bens: pode ser só alguém organizado ou uma pessoa com comportamento suicida”, diz. 

 

 

A equipe do CAPS II Norte pretende combater a ideia que os idosos acreditam de que as pessoas os veem como seres sem utilidade para o mundo, o que acaba influenciando em sua própria percepção de si. “Laços familiares, suporte social, os planos para os projetos futuros, a espiritualidade e a segurança são os melhores fatores de proteção”, orienta a coordenadora.

 

 

Na oportunidade, serão distribuídos ainda folderes e panfletos com contatos da Rede de atendimento em saúde mental de Teresina, com endereços onde eles podem procurar ajuda e indicar para outras pessoas.

 

 

Durante o mês de setembro, os CAPS de Teresina realizam diversas ações de prevenção ao suicídio. “É uma forma de despertar nas pessoas a questão da valorização da vida, de encontrar motivos para viver, que diminuam as ideações e os índices de suicídio”, comenta Érica Machado.




Tags: fms, caps II, norte, valorização, vida, palestra, marly sarney


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.