Seja Bem vindo - Teresina, 23 de Julho de 2018
Teresina
+24...+34° C
  • Página Inicial /
  • Notícias /
  • "Buscamos inovações e formas de projetar uma cidade melhor", diz Firmino Filho em Nova Iorque
SEMCOM - TERESINA MELHOR

"Buscamos inovações e formas de projetar uma cidade melhor", diz Firmino Filho em Nova Iorque

O prefeito participa de capacitação junto com outros gestores brasileiros na Universidade de Columbia

11/07/2018 - 08h57 Imprimir Envie por e-mail

Créditos: PMT

Teresina está sendo pensada para ser uma cidade inteligente, com qualidade nos serviços que presta à população e com espaços públicos agradáveis e acessíveis. Isso tem sido um objetivo perseguido pelo prefeito Firmino Filho, que vem direcionando políticas públicas e buscando soluções inovadoras com esta finalidade. Nessa perspectiva, Firmino está participando do programa de aperfeiçoamento de lideranças na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, ao lado de outros prefeitos de todas as regiões do Brasil. 


O objetivo é fornecer aos líderes novas ferramentas de governanças e inovação para resolver problemas em suas respectivas cidades. Na programação do evento constam palestras com, por exemplo, Sheila R. Foster, professora de Law and Public Policy em Georgetown University; e Zachary Tumin, professor adjunto do International and Public Affairs. Entre os temas tratados estão inovações para lideranças, desenvolvimento financeiro e integração entre órgãos municipais. "Trabalhamos para que Teresina seja uma cidade inteligente, que garanta qualidade de vida a seus habitantes e a todos que adotarem nossa terra. Estamos sempre buscando inovações, capacitação e novas formas de projetar uma cidade melhor. Por isso estamos participando agora desse evento em Nova Iorque. É uma oportunidade de termos acesso a inovação, com o que há de melhor em outros países", diz Firmino Filho. 


Ao longo da gestão, a inovação vem pautando diversas ações. O Plano Municipal de Parcerias e Concessões, por exemplo, está iniciando sua parte de concretização. A proposta de autorização para que o município firme parceria com um ente privado foi enviada para a apreciação da Câmara Municipal e será discutida. A empresa que venha a vencer a licitação terá como desafio a modernização do sistema de iluminação da cidade tanto em vias públicas como em logradouros de uso comum, como praças e pontes. 

 

Por falar em iluminação, os jovens de Teresina que vivem em comunidades carentes tiveram a oportunidade de se inscreverem para participarem de um curso de capacitação para trabalharem com energia fotovoltaica, tecnologia que vem tomando uma dimensão mundial e, no Brasil, diversas empresas já começam se implementar. Esses jovens, ao longo da capacitação, construirão uma placa de energia fotovoltaica que vai abastecer, pela primeira vez, um prédio público da capital. Ainda nesse aspecto, é plano da Prefeitura construir uma usina de energia fotovoltaica na cidade.


A tecnologia também é aliada na educação e na saúde. Os alunos da rede municipal utilizam tablets e participam de aulas práticas, estimulando o processo de ensino-aprendizagem de uma forma que eles se sintam atraídos. Na saúde, o processo de informatização da rede de atendimento vem agilizando a liberação de resultados de exames, por exemplo.


Mas Teresina tem um projeto, que já está em sua segunda fase, que vem despertando a curiosidade de diversos países da Europa, Ásia e África. É o Lagoas do Norte. Considerado um case de sucesso pelo Banco Mundial, órgão que financia a execução de suas obras e ações, o Lagoas do Norte já foi apresentado pelo prefeito Firmino Filho em vários eventos internacionais. No último mês de junho, um grupo de gestores de Gana, Indonésia e Etiópia vieram à capital piauiense conhecer in loco e levar o conceito de multissetorização implementado no Lagoas para seus países.


“Um dos grandes desafios de urbanização e saneamento do mundo são questões como as que o Programa Lagoas do Norte tem enfrentado: a necessidade de ter intervenções integradas em regiões já consolidadas. O Lagoas do Norte conseguiu concluir com êxito as metas que traziam a melhoria da qualidade de vida das pessoas aliada ao componente ambiental, de saneamento e, também, ao componente urbanístico e de moradia. Esse tipo de intervenção é uma das mais difíceis de realizar. Por isso, o Lagoas do Norte já foi apresentado a vários países como um caso de sucesso", afirma Erick Amorim, diretor de Assuntos Federativos e Internacionais da Prefeitura de Teresina.


Ainda nesta linha da qualidade de vida, a cidade está passando por um momento de repensar o seu centro comercial, que vem num processo de desabitação e degradação ao longo dos anos. A ideia é organizar ações e projetos que possam torná-lo caminhável, arborizado, agradável para passeios a pé, atrativo para a moradia e para o desenvolvimento de um tipo de comércio que possibilite uma movimentação diurna e noturna. 


Assim, ainda em idade jovem, Teresina se prepara para tornar-se um lugar agradável, cheia de parques, incentivando sua população a manter hábitos de vida saudável, com ambientes cheios de vida, com um transporte público de qualidade para amenizar os engarrafamentos e proporcionar o desenvolvimento sustentável para seu povo.




Tags: firmino filho, nova iorque, universidade, columbia, capacitação, teresina, lagoas do norte, inovação


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.