Seja Bem vindo - Teresina, 25 de Maro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMCASPI - AES

B-R-O-Br: Prefeitura tem plano de preveno e combate s queimadas em Teresina

Alm da Defesa Civil de Teresina, as SDUs, Semam e a SDR tambm fazem parte das aes do plano

18/09/2018 - 08h08 Imprimir Envie por e-mail

A Defesa Civil Municipal de Teresina finalizou o plano municipal de prevenção e combate aos incêndios e queimadas. O período mais quente do B-R-O-Bró vem se aproximando e as ações tem o objetivo de prevenir e organizar as ações de combate aos incêndios. O plano é coordenado pela Defesa Civil de Teresina e conta, em um primeiro momento, com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU), Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR).

 

Neste primeiro momento, será realizada a parte preventiva do plano, com a destinação de ações para cada região da cidade, inclusive zona rural. Serão realizados trabalhos de prevenção, com palestras nas comunidades, sobretudo aquelas que tiveram registros de queimadas no ano passado. Algumas das palestras já estão definidas, como no Acampamento 8 de Março.

 

O cronograma que está sendo articulado pelo órgão prevê ainda a realização de palestras na região da Cacimba Velha, Cerâmica Cil, povoado São Vicente, entre outros. Além disso, a fiscalização de áreas com incidências de queimadas provocadas pelo homem também faz parte da prevenção.

 

Já no segundo momento serão realizadas as ações de combate a incêndios, contando, além dos órgãos municipais, com o apoio de órgãos do Estado, como o Corpo de Bombeiros e, na esfera federal, o Ibama, por meio do PrevFogo. O eixo de combate ocorrerá pelas de brigadas de combate a incêndio. Um curso de capacitação de brigadistas de combate a incêndios florestais já foi realizado entre os dias 3 e 6 de setembro na UFPI, realizado pelo PrevFogo, bombeiros civis e voluntários.

 

“Já existem os órgãos de combate a incêndios, como o Corpo de Bombeiros e PrevFogo. Só que, em períodos de altas temperaturas como o B-R-O-Bró, os focos de incêndio superam as capacidades de atendimentos destas instituições que trabalham no combate a incêndios florestais. E, pensando nisso, a Prefeitura efetivará as brigadas de bombeiros voluntários”, afirma Sebastião Domingos, da Defesa Civil de Teresina.

 

A população pode solicitar uma palestra do órgão, via ofício, na sede da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). A secretaria está localizada na Rua Álvaro Mendes, 861, Centro. Mais informações pelo telefone (86) 3215-7485. Em caso de dúvidas ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal de Teresina, gratuitamente, através do número 153. “É muito importante que a população contribua com a Defesa Civil de Teresina e com os órgãos que estão juntos neste plano, ligando para o 153, para o efetivo enfrentamento de casos de queimadas”, reforça o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.




Tags: B-R-O-Br, preveno, queimadas, Prefeitura, Teresina, Semcaspi


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.