Seja Bem vindo - Teresina, 12 de Dezembro de 2017
Teresina
+24...+34° C
SEMAM - REABILITAÇÃO DO CENTRO

Análises de praças e ruas do Centro são apresentadas em Fórum

Semam fez um levantamento das áreas que devem passar por melhorias

21/09/2017 - 07h47 Imprimir Envie por e-mail

Análises de praças e ruas do Centro são apresentadas em Fórum

Créditos: Ascom

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), fez a apresentação de um levantamento das áreas que devem passar por melhorias, incluindo análises de seis praças e onze ruas do Centro durante o painel temático no Fórum Novo Centro de Teresina.

O plano de reabilitação do Centro da nossa cidade envolve intervenções em aspectos como a arborização e espaços públicos, temática que foi discutida durante o Fórum Novo Centro Teresina. O evento é resultado da ação coletiva de órgãos da Prefeitura de Teresina, visando propor, junto à sociedade civil, um debate sobre as estratégias de revitalização da região.

 

Praças como a Marechal Deodoro da Fonseca (Bandeira), Demóstenes Avelino (Fripisa), Conselheiro Saraiva e João Luís Ferreira foram avaliadas em diversos aspectos, focando tanto nos pontos positivos quanto negativos desses espaços. Dentre eles a catalogação das espécies arbóreas, as condições fitossanitárias das árvores, análise de porte e diâmetro de copa, danos de podas, canteiros, bancos, temperatura e umidade relativa do ar.

 
A Praça Saraiva foi a que apresentou condições mais positivas no que diz respeito ao microclima, chegando a ser registrado três graus inferiores às demais praças nos mesmos horários da avaliação. Por isso, esta deve ser utilizada como modelo para as outras praças do Centro da cidade nesse aspecto.

 
Já nas ruas, a exemplo da Simplício Mendes (Calçadão), Rui Barbosa e Álvaro Mendes, foram analisados fatores como ilhas de convivência, lixeiras, condições do pavimento e garantia da acessibilidade. No Calçadão foi verificado, por exemplo, a existência de algumas ilhas de convivência, mas que precisam ser otimizadas e aplicadas em outros pontos do Centro.

 
O debate sobre essas análises e propostas foi mediado pelo secretário da Semam, Olavo Braz, e professora Dra. Roselis Machado (Uespi), que também esclareceram as dúvidas do público do painel temático, espaço que agregou estudantes e profissionais de diversas áreas.

 
“A nossa intenção é potencializar o que existe de positivo e minimizar o que se tem de negativo no Centro da cidade. As áreas verdes, a exemplo das praças, possuem diversas funções importantíssimas para população e que devem ser melhoradas. Dentre esses pontos positivos podemos citar a questão da redução das ilhas urbanas de calor, conservação da biodiversidade, o embelezamento, o bem estar psicossocial e a educação ambiental”, pontua o secretário Olavo Braz.

 
No evento, que encerrou no fim da tarde de hoje, também serão debatidos temas como “estacionamento e carros”, “moradia e multiuso”, “mobilidade do Centro”, “economia”, “patrimônio histórico e cultura” “segurança, políticas integradas e assistência social”. 




Tags: centro, teresina, fórum, seman, meio ambiente, praças, ruas, discussão, olavo braz


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter


Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.