Seja Bem vindo - Teresina, 18 de Fevereiro de 2019
Teresina
+24...+34° C
SEMEC - CAMPEÃ

Aluna de escola municipal vence etapa regional do Concurso Internacional de Cartas

Stheffany Maria também é aluna do Programa Cidade Olímpica Educacional

27/04/2018 - 14h36 Imprimir Envie por e-mail

É aluna de escola pública de Teresina a vencedora regional da 47ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. Stheffany Maria de Oliveira, de 14 anos, cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Jornalista Deoclécio Dantas, no Vale do Gavião. A aluna e a unidade de ensino receberão certificados, além das premiações em dinheiro.

 

 

O concurso desafiou jovens de todo o país a escreverem cartas argumentativas com o tema “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?’’. A proposta era incentivar o estudo do gênero carta e a expressão crítica, utilizando os recursos linguísticos estudados em sala de aula.

 

 

A preparação da Stheffany foi além da escola. Ela também é aluna do Programa Cidade Olímpica Educacional, criado pela Prefeitura de Teresina para aprofundar os conhecimentos dos estudantes em disciplinas específicas, como língua portuguesa. A turma tem aulas aos sábados e é famosa por colecionar medalhas em competições de conhecimento a nível nacional.

 

 

O professor Orlando Nascimento conta que a preparação envolveu debates sobre temas polêmicos e motivação para escrever livremente. “Falamos sobre ecologia, guerra, intolerância religiosa, gênero, entre outras temáticas que pudessem abrir a mente da turma para as produções. Também estudamos o gênero literário carta, e o resultado foram redações incríveis, tanto que tivemos essa grata surpresa da conquista da nossa aluna entre tantos concorrentes de escolas privadas de todo o Brasil”, afirma.

 

 

A vencedora afirma que não teve medo de argumentar e escreveu sobre crianças em situação de rua, com o título “De alguma escrivaninha do passado”. Para Stheffany, o concurso foi uma oportunidade para testar seus conhecimentos de leitura e escrita. “Gosto de escrever e recebo incentivo de todos os lados para isso. Não esperava conseguir o primeiro lugar, estou muito feliz com o resultado”, declarou a menina que, ano passado, também conquistou medalha de prata na 2ª Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa.

 

 

O Piauí ainda classificou para a fase nacional do concurso de cartas a estudante Maria Cecilia Lopes de Oliveira, do Colégio Lerote, de Teresina, em segundo lugar; e em terceiro a Weivylla Alves Duarte, da escola Patronato N. S de Lourdes, de Campo Maior. As estudantes e as unidades de ensino representantes receberão premiações.

 

 

O trio de campeãs segue agora para a etapa nacional, onde a 1ª colocada representará o Brasil na fase internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça, pela União Postal Universal. O resultado nacional do concurso será divulgado no dia 2 de maio.




Tags: Semec, aluna, vencedora, Concurso Internacional de Cartas, Stheffany Maria, UPU)


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.