Seja Bem vindo - Teresina, 14 de Novembro de 2018
Teresina
+24...+34° C
SEMPLAN - FORMAÇÃO

Agenda 2030 realiza formação em dados abertos para o desenvolvimento sustentável 

Aula inicial aconteceu nesta terça-feira (13)

13/03/2018 - 16h57 Imprimir Envie por e-mail

Agenda 2030 realiza formação em dados abertos para o desenvolvimento sustentável 

Créditos: ascom/semplan

Nesta terça-feira (13), a Agenda 2030 em Teresina realizou a primeira etapa de formação de servidores municipais para o monitoramento dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU usando dados abertos. A aula inicial tratou de governo aberto e cidade inteligente, com foco na Agenda 2030 global e local.

 

 

A formação, que reuniu representantes das mais diversas secretarias e superintendências, como SEMJUV, SEMF, SEMPLAN, SEMA, SECREM, SMPM, SEMDEC, SDR, e outras, contou com apresentações e dinâmicas sobre desenvolvimento sustentável, cenários de extremo do clima e a revolução digital. Na oportunidade, foram debatidos também problemas e soluções para o desenvolvimento sustentável do município de Teresina.

 

 

Reforçando o compromisso em regulamentar e colocar em prática a Lei de Acesso à Informação no município e publicar as informações da administração pública em formato aberto, esta ação faz parte de uma estratégia de monitoramento do desenvolvimento sustentável, em curso no âmbito da Agenda 2030.

 

 

“Ter todos os dados, todo o processo de informação integrados agiliza nosso trabalho enquanto poder público, além de melhorar a comunicação com a população. Portanto essa formação é tanto um compromisso de inovação e transparência do setor público como também de maior aproximação com a sociedade”, explicou  a coordenadora da Agenda 2030 em Teresina, Flávia Maia.

 

 

A coordenadora destaca ainda o engajamento dos servidores na condução do desenvolvimento sustentável. “A partir deste ano, o monitoramento dos objetivos do desenvolvimento sustentável será conduzido de forma integrada por diversos setores e secretarias. Assim, o engajamento dos servidores com dados abertos é fundamental", destacou.  "Agradecemos a presença massiva e a intensa participação destes servidores no primeiro dia da formação. Estamos confiantes de que a primeira turma é forte e estes participantes serão capazes de multiplicar o conhecimento que têm adquirido”, concluiu Flávia.  

 

Agenda 2030

 

A Agenda 2030 corresponde a conjunto de programas, ações e diretrizes que orientam os trabalhos das ONU e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável. É um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal.


 

O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. Os ODS são o cerne da Agenda 2030 e sua implementação ocorre no período entre 2016 e 2030.

 




Tags: semplan, agenda 2030, capacitação, servidores, aula inicial


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.