Seja Bem vindo - Teresina, 16 de Novembro de 2018
Teresina
+24...+34° C
FMS - VILA BAIRRO SEGURANÇA

Adolescentes serão foco das ações de saúde no Vila Bairro Segurança

O trabalho será feito pelas equipes Estratégia Saúde da Família

13/06/2018 - 15h49 Imprimir Envie por e-mail

Adolescentes serão foco das ações de saúde no Vila Bairro Segurança

Créditos: Ascom/FMS

Os gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) se reuniram para discutir a participação dos órgãos de saúde no Vila Bairro Segurança, programa de ações integradas para a prevenção à violência. A prevenção será o foco das ações, especialmente, entre o público jovem, que é o mais vulnerável.

 

Na saúde, a ação será direcionada de forma a fortalecer ações de prevenção de agravos, infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e HIV, promoção e vigilância em saúde. "Este trabalho será feito pelas equipes Estratégia Saúde da Família, que atuam em sete Unidades Básicas de Saúde localizadas nos 13 bairros contemplados pelo programa", explica Sammia Fawsia, diretora de planejamento da FMS.

 

Entre as ações planejadas estão o monitoramento e prevenção da gravidez indesejada na adolescência, por meio de ações educativas de orientação sexual e preventiva entre os jovens, bem como a oferta de contraceptivos para a população do território. A prevenção de IST's também será pauta das campanhas educativas, com a realização de testes rápidos de sífilis, HIV e gravidez. "Será reforçado ainda o acompanhamento de saúde das adolescentes grávidas em cada território, entre as faixas etárias de 10 a 19 anos, identificando suas demandas e possíveis intervenções", diz Sammia Fawsia.

 

A imunização dos adolescentes receberá atenção especial com o acompanhamento e oferta de todas as doses de seu calendário de vacinação e a oferta da vacina contra o HPV - que deve ser dada às meninas entre 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Além disso, será monitorado o número de acidentes de trânsito ocorridos no território do programa, bem como será reforçado o trabalho junto às escolas por meio do programa Saúde na Escola, com a oferta de atendimento oftalmológico e odontológico entre os estudantes.

 

O Vila Bairro Segurança objetiva promover a inclusão social dos setores mais vulneráveis e aumentar a sensação de segurança em Teresina. A ação abrange a região do Parque Lagoas do Norte, que tem uma população de 92.016 mil habitantes, e é integrada pelos bairros Acarape, Aeroporto, Matadouro, Parque Alvorada, São Joaquim, Nova Brasília, Itaperu, Mafrense, Olarias, Alto Alegre, Poty Velho, São Francisco e Mocambinho.




Tags: ações, saúde, vila bairro segurança, fms


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.