Seja Bem vindo - Teresina, 19 de Novembro de 2018
Teresina
+24...+34° C
SEMPLAN - SERVIÇOS

Obras de saneamento ficam mais rápidas com uso de tecnologia

As valetadeiras substituem as antigas retroescavadeiras

09/11/2018 - 15h01 Imprimir Envie por e-mail

Obras de saneamento ficam mais rápidas com uso de tecnologia

Créditos: Ascom/Semplan

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga, e a equipe de monitoramento da SEMPLAN, estiveram na manhã desta sexta-feira na zona Norte de Teresina, acompanhando as obras de saneamento básico efetuadas pela concessionária do serviço na capital piauiense, a Águas de Teresina. Durante a visita, foram apresentadas as valetadeiras, máquinas adquiridas pela empresa que tornam o trabalho de cavar as valas mais ágil e com menos transtornos para a população.

 

As valetadeiras substituem as antigas retroescavadeiras, fazendo escavações mais estreitas e profunda, de acordo com o programado na própria máquina, garantindo mais precisão no serviço. Além das escavações mais estreitas, o serviço também se torna mais ágil. Atualmente, estão sendo concluídos 200 metros de tubulação de esgoto por dia, com previsão para chegar a 300 metros diários. Com escavações menores e mais rápidas, os transtornos causados a população são reduzidos.

 

“Com a retroescavadeira, o buraco escavado era muito mais largo, além de que a máquina é mais lenta. Com essa tecnologia, conseguimos alcançar um trabalho muito mais eficiente e seguro, tanto para os trabalhadores, quanto para os moradores”, afirmou o secretário José João Braga.

 

“As novas máquinas reduzem os impactos na mobilidade urbana e no meio ambiente. Há ganhos também na produtividade. A produção chega a triplicar com o uso das valetadeiras, por serem equipamentos mais tecnológicos e de maior precisão. A população ganha ainda em agilidade, já que assim finalizamos os trabalhos com maior rapidez e qualidade. Vale lembrar que nos próximos dois anos serão executados 400 km de novas redes de esgoto, um grande avanço para a melhoria da qualidade de vida dos teresinenses”, explica Cassiano Costa, gerente de Engenharia da Águas de Teresina.

 

Neste semestre, a concessionária intensificou as ações para ampliação da cobertura de esgotamento sanitário. Até 2020, a capital alcançará 40% de coleta e tratamento de esgoto. Serão construídas sete estações elevatórias e implantados 400 km de rede de esgoto, com benefício direto para mais de 124 mil teresinenses. As obras, inicialmente, contemplarão os bairros Parque Alvorada, Aeroporto, Itaperu, Saci, Nova Brasília, Tabuleta, São Pedro, Pio XII, Macaúba, Vermelha, Mocambinho e Vila São Francisco.

 

Os investimentos em saneamento básico se refletem diretamente na saúde da população, que fica menos exposta a uma variedade de doenças causadas pelo não tratamento adequado do esgoto, além de contribuir também para a preservação do meio ambiente e valorização imobiliária das regiões saneadas.

 




Tags: Obras, saneamento, mais rápidas, uso de tecnologia, semplan


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

Últimas Notícias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLÍCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADÃO(86) 3131-4781
  • Mais Números Úteis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.